Certas palavras…

bicletaAo longo dos anos, inúmeros acontecimentos acabam deixando marcas em nossa vida. Umas, mais fortes; outras nem tanto. Desde que me dei por gente, fui incorporando em meu vocabulário algumas palavras que chamaram a atenção, seja pela sonoridade, pelo seu significado ou até mesmo pelas lembranças (acontecimentos) a que elas me remetem.

 Neste e nos próximos posts listarei as que mais marcaram. Mas antes, vou me alongar um pouco mais sobre uma: cafajeste. Tinha uns dez anos de idade quando ouvi pela primeira vez essa palavra. Gostei da sonoridade dela. Soava gostoso aos meus ouvidos. Mas não sabia exatamente seu significado. Mesmo assim, arrisquei. Ao ver passar por mim um sujeito mais velho, de bicicleta, na mesma calçada em que eu caminhava, na Rua Bom Pastor, no Ipiranga, disse em alto e bom som:

 — Ô, CAFAJESTE!

 Conhecia de vista o tal rapaz. Ele trabalhava na administração do Sesi, mesma escola em que eu estudava. Era irmão de uma colega de classe. Não pensei que ele fosse ligar para aquilo. Afinal, o que é ser cafajeste? Engano meu. Ao ouvir a palavra, imediatamente ele freou — sua bicicleta tinha breque de pé, como dizíamos na época (bastava girar o pedal para trás e ela parava) — derrapou, deu um cavalo de pau e veio em minha direção:

 — O que você falou aí?

 — Cafajeste (repeti)!

 E corri. Corri o mais que eu pude. Eu a pé. E ele, o cafajeste, de bicicleta! Ia para um lado, ele ia atrás. Ia para outro, e ele insistia em me perseguir. Já quase sem fôlego de tanto correr, encostei no muro de um dos palacetes dos Jafets da região.

 — Eu me entrego! (achei que dizendo isso, estaria livre daquele cafajeste).

 Nem mesmo terminei a frase e estava no chão. O cara foi rápido. Não me bateu, mas me deu uma rasteira… Nunca mais me esqueci disso. Aprendi: cafajeste não se deve dizer a qualquer um. Principalmente se ele estiver de bicicleta e você, a pé.

 Amorim Leite

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s