Certas palavras… (4)

Corinthians_nA propósito da crise que vive o Corinthians, que não consegue vencer há três jogos e, pior, tomou de 5 do Santos, lembrei-me de outra palavra que marcou época em minha vida.

Em 1968, morava no Ipiranga, em São Paulo, na Rua Xavier Curado.  Nesse ano, completavam-se 11 anos e 22 partidas que o Corinthians não vencia o Santos. Dizia-se então que era preciso quebrar esse tabu da invencibilidade.

Não se falava de outra coisa naqueles dias. O Santos tinha Pelé. E esse era o nome do problema. Ou melhor, esse era o nome do tabu! Como vencer o rei?

A definição de tabu no Aurélio é muito extensa, mas, resumindo-se, tem-se a ideia de que o termo tem a ver com tudo aquilo que é proibido, perigoso… Aqueles onze anos tinham um sabor de proibido, de maldição — por isso, a necessidade de quebra.

No dia 6, de março, quarta-feira, no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, o tabu foi quebrado. O Corinthians, finalmente, venceu o Santos: 2 x 0. O site www.todopoderosotimao.com conta:

“No segundo tempo, o Corinthians começa pressionando e Rivelino chuta uma bola na trave. Logo depois, aos 13 minutos, Paulo Borges faz 1 a 0, após uma tabela com Flávio. Melhor em campo, o Timão segue firme em busca do objetivo. Aos 31 minutos, Rivelino lança Flávio, que aproveita a chance e aumenta: 2 a 0. Depois disso, o time só esperou o juiz encerrar para poder comemorar. Fim do tabu. A torcida invadiu o campo e carregou os heróis como se eles tivessem conquistado um título, gritando e cantando: ‘Com Pelé, com Edu, nós quebramos o tabu’”.

Veja aqui como foi.

Foto: Ivan Pagliarani

Amorim Leite

Esse post foi publicado em Crônicas e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s