Por que o Anhembi e o Juventus perderam o ‘glamour’?

 O Palácio das Convenções do Anhembi sempre foi a casa dos grandes eventos. Durante muitos anos, ele reinou absoluto em São Paulo recebendo os grandes artistas nacionais e internacionais. Assim, as grandes formaturas tinham ali também seu palco para as solenidades de colação de grau.

Administrado pela prefeitura paulistana, o Anhembi não tinha as empresas de formaturas como seus principais clientes. Por isso, sempre que podia, dificultava o trabalho das empresas, ora abrindo a agenda muito tarde ou impedindo que se usassem determinadas instalações, ora mudando as regras de uso a cada temporada.

Colações de grau de até noventa formandos eram realizadas no Auditório Elis Regina. Quando esse número era ultrapassado, o jeito era ir para o chamado grande plenário. Nessa época, trabalhei muito como mestre de cerimônias, principalmente para a Spínola e Stillo’s.

Uma das primeiras a se rebelar contra o Anhembi por seu, digamos, descaso com o mercado de formaturas foi a Stillo’s. Empresa fundada em 1986, logo ela se despontou, ao lado da Spínola, como líder de mercado. Procurando espaço alternativo ao Anhembi, firmou parceria com o Olympia, casa de shows que marcou época nos anos 1990 e fechou suas portas no início dos anos 2000. Ali, a empresa, então comandada por Vera Palombo, realizava boa parte de suas colações e bailes.

A partir de setembro de 1998, quando abriu pela primeira vez suas portas, a Via Funchal passou a receber também grandes eventos de formatura, tanto para colação como para baile. Nessa altura, outras empresas, além da Stillo’s, já estavam utilizando espaços alternativos. Exatamente um ano depois, inaugura-se o CrediCard Hall: mais um espaço.

Enquanto a Stillo’s era parceira do Olympia, Dorana Forte Real se enturmou com o Expo Center Norte, complexo fincado na Zona Norte de São Paulo e fundado em 1984. Construídos para abrigar megaexposições, os pavilhões identificados por cores ganham até hoje um banho de figurino e se transformam para receber festas de até mais de 5 mil convidados.

Ao longo dos anos, o certo é que o Anhembi deixou de ser o principal local das colações de grau e perdeu seu espaço para os acima mencionados e tantos outros como Memorial da America Latina, Teatro Abril, Citybank Hall, Tom Brasil, etc. Vale ainda mencionar o Pavilhão dos Imigrantes que, por algum tempo, foi também parceiro da Jotaeme.

E o Juventus, onde entra nessa história? Era assim: colação no Anhembi e baile no Juventus, clube instalado no bairro paulistano da Mooca. Quando as turmas eram pequenas, na casa dos cem formandos, também se usavam o Pinheiros, Círculo Militar, Esperia e outros menores.

A dobradinha Anhembi-Juventus era o glamour da época. Se a colação não fosse realizada no Anhembi, parecia que não tinha valor, tal o status que tinha adquirido. O mesmo se dava com o Juventus. Este, porém, também não se atualizou, não fez as manutenções necessárias na casa, envelheceu, afeou-se e acabou dando seu lugar não apenas para a Via Funchal, Credicard Hall e Expo Center Norte, mas também para o Espaço Barra Funda e Pavilhão das Américas, casas do Grupo São Paulo Eventos ex-dono do Olympia. E, a partir deste ano, tem-se mais uma opção, o Skyline Hall Alphaville. Erguida na divisa das cidades de Barueri e Santana do Parnaíba, próximo à Rodovia Castello Branco, essa casa já está atraindo para si uma boa fatia do bolo de formaturas. Eu mesmo já estive lá, a serviço da Dorana. É um ótimo espaço!

Foi essa pulverização de espaço que acabou abrindo o mercado para novos profissionais em todas as áreas de formatura. Hoje, nas altas temporadas, uma mesma empresa chega a realizar cerca de vinte eventos numa mesma noite.

Amorim Leite

Esse post foi publicado em Cerimonial, Colação de grau, Empreendedorismo, Formatura, Formaturando, Formaturas, Gestão de negócios, Organização de eventos e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s